António Bai Sitoe Júnior publica artigo na Revista Veredas da História

António Bai Sitoe Júnior, pesquisador da Bloco 4 Foundation pública no Brasil pela Revista Veredas da História, o artigo intitulado, A TELEVISÃO E O SOBERANO DESCONHECIDO EM MOÇAMBIQUE: Os Efeitos de Vigiar e Punir os Analistas, no dossiê “Áfricas: instigando o pensar complexo”. 

Nesta pesquisa, António Bai Analisa de que modo a liberdade de expressão, se torna um ponto de entrada para compreender a violência e actos de intimidação contra analistas políticos e sociais nas televisões em Moçambique. O argumento central da pesquisa sugere que existe um soberano desconhecido no país, que surgiu através das dinâmicas de transformação e transição político-social que vigia e pune os analistas e consequentemente a toda sociedade. Neste contexto, as acções do soberano desconhecido contribuem para a mudança de direção ou resistir às novas formas de mudança e desenvolvimento que surgem com os debates analíticos nas televisões.

A partir dos casos de agressão do Professor Universitário José Jaime Macuane, sequestrado e baleado nos membros inferiores no primeiro semestre do ano de 2016, e o caso do jornalista Ericino de Salema, sequestrado e agredido no ano de 2018. O artigo busca produzir uma análise crítica sobre o cenário conturbado do exercício da crítica a realidade moçambicana realizada em canais de televisão e os perigos que esta perspectiva pode ocasionar. Produz um levantamento sobre os principais espaços midiáticos televisivos de Moçambique e esforça-se em promover uma análise pioneira sobre a relação entre meios de comunicação privados, o exercício jornalístico na televisão e as possíveis formas de repressão à imprensa, inclusive com o potencial risco à vida.

Leia mais em: A TELEVISÃO E O SOBERANO DESCONHECIDO EM MOÇAMBIQUE

Read More

Recent